domingo, 3 de novembro de 2013

Os 5 fundamentos para um bom tiro em pé sem apoio com carabina

Tradução livre da publicação "CANADIAN CADET MOVEMENT - AIR RIFLE TRAINING MANUAL", disponível em http://www.bpcr.net/site_docs-results_schedules/documents/Canadian_Air_Rifle_Training-1.pdf


Técnicas de Tiro - Posição em pé sem apoio

 

As habilidades necessárias para realizar um bom tiro na posição em pé podem ser divididas em cinco principios:
  • Posição de tiro;
  • Pegada da arma;
  • Respiração;
  • Pontaria;
  • Controle do gatilho.
Estes princípios devem todos funcionar em harmonia. Melhorar um deles apenas enquanto não trabalha os demais não fornecerá bons resultados a longo prazo. Aperfeiçoar estes princípios toma tempo e exige dedicação. Lembre-se, a prática leva à perfeição.


1. A Posição de Tiro - Em pé, sem apoio

A posição em pé é a a mais fácil e rápida de assumir e não requer qualquer suporte artificial como bandoleiras na posição de joelhos. Ela tem a menor área de suporte e portanto é a mais difícil de manter estável. Deve-se ter em mente que quando atirando na posição em pé sem apoio, pode-se nunca alcançar completa imobilidade.
Obter uma boa posição é um dos mais, se não o mais importante principio do tiro, especialmente quando atirando na posição em pé sem apoio. Uma boa posição ajuda a manter o balanço, conforto e estabilidade durante uma sessão de tiro. Embora uma excelente posição não garantirá um excelente desempenho, uma posição pobre terá seguramente efeitos negativos nos resultados.

1.1. Obtendo uma boa posição
O objetivo de uma boa posição é obter uma plataforma estável, balanceada e uniforme, da maneira mais eficiente possível, de forma a permitir segurar a carabina e mirar com o menor movimento e tensão muscular possível.

A posição em pé sem apoio deve ser:
  • Natural;
  • Sem tensão;
  • Confortável;
  • Estável;
  • Balanceada de tal forma que o peso do corpo é uniformemente distribuído; e
  • Consistente ao longo da sessão de tiros (repetibilidade).
1.2. Centro de gravidade
Centro de gravidade do conjunto corpo-carabina
(clique para ampliar)
 O centro de gravidade é o ponto onde o peso da carabina e o peso do corpo do atirador estão uniformemente distribuídos entre os pés. De forma a compensar o peso da carabina, o torso do atirador é dobrado para trás e girado para a esquerda com o intuito de ganhar suporte ósseo e estabilidade. Se o atirador fica ereto, o peso da carabina irá empurrar seu corpo para frente. Tensão muscular aparecerá nas costas com a tentativa do atirador de evitar que seu corpo caia para frente. Então dobrar para trás e girar o torso para a esquerda provoca um deslocamento no peso corporal na direção do pé direito, equilibrando o conjunto. Até certo ponto, o peso do corpo sobre o pé direito será igual ao peso sobre o pé esquerdo. A combinação corpo-carabina então alcança um estado de equilíbrio, com o centro de gravidade localizado entre os 2 pés do atirador.  

Nota 1: observar que na posição sugerida, forma-se um pilar de sustentação composto pelo braço, quadril e perna, de forma que o peso da carabina é sustentado pela estrutura óssea do atirador, reduzindo a tensão muscular ao mínimo.

1.3. Características de uma boa posição

Posição em pé - frente
(clique para ampliar)


Os seguintes passos devem ser seguidos quando estiver adotando a posição em pé sem apoio:

  • O corpo de estar voltado para a direita, a aproximadamente 90 graus para o alvo;
  • Os pés devem estar alinhados com os ombros (posição ereta) e o atirador deve tentar ficar sobre a superficie mais firme possível;
  • O peso do corpo e da carabina devem estar igualmente distribuídos entre os pés;
  • Os pés devem apontar diretamente para frente ou podem estar virados
    levemente na direção do alvo para maior conforto;
  • As pernas devem estar  retas mas não travadas pois os joelhos travados afetarão a circulação sanguínea, eventualmente causando desconforto crescente e instabilidade;
  • O quadril deve estar  a 90 graus em relação ao alvo e não deve estar projetado para a frente.
Nessa posição inicial, deve-se estabelecer um adequado centro de gravidade entre o corpo e a carabina. Isto pode ser alcançado por meio da inclinação do corpo e rotação do torso. Para fazer isso:

  • Colocar o rifle no ombro, dobrar levemente as costas para trás, assegurando que
    as pernas permanecem em linha reta, e
  • Posição em pé - outras vistas
    (clique para ampliar)
  • Torcer o tronco em uma leve rotação (sem girar os quadris).
Nota 2: uma correta inclinação e torção do tronco terá como resultado a sustentação do peso do corpo-carabina  pelos ossos da parte de baixo da coluna espinhal. Portanto, a posição em pé sem apoio utiliza os ossos do corpo para suportar o peso da carabina, não os músculos.

Nota 3:  a combinação da inclinação e torção do tronco é a mais importante característica da posição em pé sem apoio e contribui significativamente para o desempenho do atirador. No entanto, o atirador deve compreender que o a ocorrência de desconforto é comum durante as sessões iniciais de tiro. Depois de um curto período de tempo, no entanto, este desconforto diminuirá e gradativamente uma posição estável será alcançada.
Posição em pé - superior
(clique para ampliar)

Prosseguindo, devemos agora estabelecer  o correto posicionamento dos braços:

  • O braço esquerdo deve repousar  sobre o osso do quadril. O cotovelo esquerdo deve estar quase diretamente sob o rifle. Músculos não devem ser usados para suportar o braço esquerdo. Como o corpo, o braço esquerdo deve ser colocado em um ponto de equilíbrio.  Os músculos no braço esquerdo não devem ser usados para corrigir o alinhamento da visada;
  • A mão esquerda é usada para suportar a carabina e deve ser posicionada imediatamente a frente do guarda-mato do gatilho. 
Nota 4: Existem muitas formas de segurar a carabina, tais como:
  1. Usando o punho fechado;
  2. Formando uma forma em "V" com o dedo polegar e os dedos indicador e médio; 
  3. Utilizando a técnica de "divisão de dedos"; e 
  4. Utilizando a palma da mão, mantendo os dedos relaxados
Forma de "V"
Punho fechado

Palma da mão
Divisão de dedos
Inclinação à esquerda
(clique para ampliar)
  •  A mão direita deve estar confortável e sem tensão. O braço direito deve cair naturalmente para o lado;
  • O dedo do gatilho não deve tocar na coronha. A posição deve permitir que a mão direita, quando colocada no cabo da coronha, produza uma puxada de gatilho diretamente para trás (sem desvios);
  •  A cabeça deve estar em uma posição ereta, com os olhos olhando para frente, através da alça de mira da carabina. Para evitar a oscilação involuntária do corpo, resultado do mecanismo de equilíbrio do ouvido interno, a cabeça deve permanecer em linha reta e vertical. A coronha deve estar bem encaixada no ombro, trazendo a visada das miras para o nível dos olhos para evitar que se incline a cabeça para frente para mirar. A fim de manter a cabeça erguida, pode ser necessário inclinar levemente a carabina para a esquerda. Se a inclinação é necessária, é importante que a inclinação permaneça a mesma para cada tiro.
  • A cabeça deve permanecer apoiada na almofada da coronha (cheek piece) da carabina e tal movimento não deve  ser realizado pelos músculos do pescoço.
Para assegurar resultados positivos, os pontos mencionados devem ser repetidos para casa tiro. Os pés devem sempre estar no mesmo lugar, a inclinação e torção do corpo deve sempre ser consistente, o cotovelo esquerdo deve sempre estar no mesmo lugar no osso do quadril, e a posição da mão esquerda deve sempre ser a mesma. Também, a cabeça deve estar nivelada e exercer a mesma quantidade de pressão na almofada da coronha, a visada deve permanecer constante e o mão direita deve sempre estar na mesma posição. Se o atleta não está confortável com quaisquer destes pontos ou se acha a posição desconfortável, esta posição deve ser reajustada até ela melhorar.

1.4. Adotando a posição em pé sem apoio
Os atletas devem começar atirando com apoio. Após eles alcançarem agrupamentos mais fechados, o apoio deve ser removido e os atletas devem atirar de forma livre, sem apoio. Os seguintes passos devem ser seguidos para adotar a posição de tiro:
a. Coloque a carabina sobre a mesa;
b. Fique de pé, posicionado 90 graus em relação ao alvo;
c. Posicione os pés alinhados com os ombros;
d. Pegue a carabina;
e. Coloque a soleira da coronha encaixada no ombro;
f. Posicione a mão esquerda sob a telha da coronha (foregrip);
g. Coloque a mão direita no cabo da coronha (pistol grip);
h. Oriente sua posição na direção do alvo, seguindo as orientação de (1.3).



2. Pontaria

2.1.Massa de mira


[Continua...]

Nenhum comentário:

Postar um comentário